
A Associação Espanhola de Hotelaria Hospitalar (AEHH) realizou na última semana (dias 2, 3 e 4 de outubro) o XV Seminário Espanhol de Hotelaria Hospitalar no Hotel Nelva de Murcia.
O tema central, de caráter muito importante, abordou a gestão dos serviços nas Instituições de Saúde, com foco na alimentação, equipamentos de cozinha, logística de serviços, gestão de resíduos, processamento de roupas, rastreabilidade de enxoval e Custos dos Serviços.
Diversas delegações de diversos países estavam representados, entre eles Portugal, Holanda e Brasil.
Em seu discurso de abertura, o Presidente da Sociedade Espanhola, Sr. José Luis Iáñez lembrou da importância da Hotelaria nos hospitais e citou o recente acidente de trem com mais de 200 pessoas à bordo, ocorrido em Santiago de Compostela no dia 24 do último mês, matando 79 pessoas, onde houve uma enorme mobilização de médicos e enfermeiros para salvar vidas e socorrer os feridos. Além da importância dos profissionais da assistência, lembrou do enorme esforço e mobilização dos colaboradores dos serviços de hotelaria dos hospitais da região para que todos pudessem ter direito a seus leitos limpos, seu enxoval e comida adequadas para todos pacientes e acompanhantes atendidos naqueles dias, em um aumento de volume enorme e inesperado com ações rápidas e fundamentais para garantir a todos conforto, segurança e bem estar.
Percebe-se nitidamente que apesar da crise que a Europa enfrenta, os investimentos na hotelaria dos hospitais continua em crescimento e a preocupação com a qualidade dos serviços prestados é enorme e cuidadosamente calculada.
A automação das áreas de cozinha e processamento de roupas talvez seja o que mais possa chamar a atenção. O entendimento de centralizar serviços para ganhar em escala passa a ser um necessidade frente aos impactos da crise. Uma tendência nos principais centros urbanos.
Após o evento, durante o jantar de encerramento, a Sociedade Espanhola de Hotelaria, generosamente doou € 3.000,00 para duas Associações de Saúde que prestam serviços de assistência filantrópica e legitimou ainda mais seu papel na sociedade em promover a saúde e incentivar ações de cuidado ao paciente, além de premiar as melhores práticas de hotelaria apresentadas por diversos hospitais espanhóis durante o congresso.
Enfim, foi um grande evento, com temas atuais e relevantes para nosso mercado de hotelaria hospitalar.
Em 24 e 25 de Outubro teremos a 3ª Jornada da Associação Portuguesa de Hotelaria Hospitalar, no campus da Universidade de Algarve, em Faro, Portugal.
Nesta pretende-se discutir a questão do Turismo de Saúde as ações de hotelaria e melhores práticas nos hospitais portugueses.