
Inaugurado dia 7 de Abril, o Hospital Moriah chama atenção pela arquitetura moderna e imponente.
As pessoas que conheceram a região onde as Avenidas Moaci e Rubem Berta se encontram, puderam não apenas acompanhar o desenvolvimento da obra, como também comprovar as melhorias e benefícios que todo entorno da edificação recebeu como consequência.
Planejado com sua missão e valores bem definidos, o Hospital Moriah traz os conceitos de humanização em seu DNA: desde o projeto, até o comportamento de toda equipe.
Fomos um dos meios de comunicação da área da saúde convidados para a Coletiva de Imprensa de Inauguração e apesar de já termos tido a oportunidade de conhecer o Hospital antes mesmo de estar em funcionamento*, fomos surpreendidos por uma visão prática de humanização e amor ao próximo que superam os limites do cuidado oferecido dentro da instituição.
Assim como os benefícios da obra vão além dos muros que cercam a edificação, seu modelo de atenção à saúde transcende as paredes do hospital, tendo como foco principal o cuidado contínuo por meio da integração à todos os níveis de atenção de forma resolutiva, garantindo melhor qualidade de vida aos pacientes.
Sendo um hospital de alta complexidade, o objetivo é atuar em conjunto com as operadoras de saúde suplementar não apenas para dar subsídios para que os pacientes mantenham a saúde após a alta, como principalmente, ter estratégias para prevenir e evitar, logo nos níveis de atendimento básicos, que uma intervenção de alta complexidade seja necessária, atuando com promoção, atenção e prevenção à saúde, em uma ação nomeada “Auto Cuidado Sustentável”.
Contando com corpo clínico de referência, equipamentos de ponta e a visão do cuidado integrado e contínuo, os objetivos são de ter o menor tempo médio de permanência no hospital; evitar a reinternação; reduzir a repetição desnecessária de exames e proporcionar um tratamento descentralizado do médico e do hospital.

Sobre a Hotelaria Hospitalar e Humanização:
Quando questionamos como é vista a importância da hotelaria hospitalar dentro desse contexto, o Dr. David Martins, Superintendente do Hospital, explica que a hotelaria é um complemento, cooperando para que o paciente e seus familiares sintam-se bem acolhidos. Ele afirma ainda que foi um alto investimento, mas uma aposta acertada.
Perguntamos também acerca do Planetree (modelo de qualidade voltado ao cuidado com foco no paciente) e então, Isabela Munhoz Nascimento, Gerente de Hotelaria, nos conta que desde o planejamento do Hospital eles já eram Afiliados do Planetree e tudo foi pensado e decidido considerando os preceitos relevantes para humanização: desde o projeto arquitetônico e design, até as cores escolhidas para os acabamentos, o mobiliário, decoração e principalmente o cuidado no recrutamento e seleção de pessoal, reforçando a importância de escolher pessoas com os valores alinhados aos da instituição.
Dra Eunice Higuchi, Presidente do Hospital, complementa afirmando que já existem estudos que comprovam a influência da humanização para a cura, contribuindo não só para a satisfação dos pacientes e acompanhantes, como também para a redução do tempo de internação. Os treinamentos com os colaboradores são voltados à difundir os valores de humanização e amor ao próximo, tornando atitudes atualmente raras, em serviço esperado: “Aqui não se aceita gorjeta.” exemplifica a Dra, mostrando que o cuidado humanizado, a cordialidade e o melhor serviço em atenção à saúde são atitudes inerentes à equipe e não um favor aos clientes.
Conforme divulgado em publicação anterior, o Hospital Moriah é fruto de investimento da operadora de saúde suplementar Life Empresarial Saúde, no entanto não tem como objetivo a verticalização, atendendo todos os planos de saúde.
Exatamente pelo alinhamento com essas 3 grandes tendências, o Hospital Moriah foi o local estrategicamente escolhido para os Eventos Hotelaria Hospitalar, Qualidade e Humanização, que serão realizados de Maio a Setembro de 2015.
Acompanhe a programação científica completa e garanta sua participação clicando aqui.
.
.
*O case do Hospital Moriah é um dos modelos de referência em Arquitetura que apresentamos para nossos alunos de Pós Graduação em Arquitetura Hospitalar, ministrados em diversos locais do país: durante essas aulas, nosso objetivo é mostrar como a arquitetura pode influenciar para promoção da humanização dentro dos hospitais.
Ana Augusta Blumer Salotti
Idealizadora, criadora e principal colunista do site HotelariaHospitalar.Com.
Especialista em reestruturação da área de hotelaria nos hospitais com foco em certificação de qualidade e humanização, sendo palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Sócia fundadora da empresa Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, possui MBA em Gestão em Saúde, Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar e Graduação em Hotelaria.
Autora do trabalho “Análise das Contribuições do Modelo Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar”, a ser disponibilizado em breve.
Clique aqui e confira as publicações de Ana Augusta para Hotelaria Hospitalar.com.