Buscando inspiração e auto motivação em um típico sábado preguiçoso, escolhi rever INVICTUS.
Você deve estar pensando o que isso tem a ver com Hotelaria Hospitalar, certo?
O paradigma que todos nós hoteleiros, inseridos na realidade hospitalar, lutamos para quebrar é de que Hotelaria resume-se à prestação de serviços de apoio e alguns facilities.
Hotelaria Hospitalar de verdade envolve mudanças culturais, de comportamento, de atitude. Hotelaria de verdade traz consigo cordialidade, respeito, cuidado e atenção às necessidades das pessoas, sejam pacientes, acompanhantes, a Mariazinha que coleta os resíduos ou o seu colega de trabalho de outra área, que você nunca viu na vida (afinal, todos os setores são interdependentes e atendem uns aos outros enquanto clientes internos).
Sem esses pequenos detalhes, humanização, acolhimento e qualidade são um blá blá blá que nunca saem da teoria. Ou vocês não repararam que todos os hospitais certificados por algum órgão de acreditação, têm em suas instituições a área de Hotelaria muito bem desenvolvida?
MAS como produzir tais mudanças, frente à cultura contrária à cooperação, ao trabalho em equipe e união, enraizada à décadas?
Se existisse uma receita para essa resposta, com certeza estaria dividindo com todos vocês.
Quer saber? Se Nelson Mandela conseguiu dar grandes passos para mudar a cultura arraigada em um país durante quase meio século, o que nós não podemos fazer nos hospitais?
2 Comentários
Prezada Profa.Ana Augusta, acredito que tais “atitudes” possam, com o passar do tempo, se tornar possiveis de tais “acreditações”. Devemos aguarda-las com sabedoria.
Mesmo assim espero ingressar na área de hotelaria hospitalar de uma instutição de saúde de sp em breve!
Gosto muito de seus depoimentos e de seus trabalhos.
Parabens!
Lisete
Muito obrigada pela visita e comentário, Lisete!
Desculpe pela demora em responder seu comentário, mas saiba que apreciei muito suas considerações.
Espero poder contar com suas experiências também, caso tenha conseguido ingressar na área.
Um abraço!